Quanto espaço é necessário para as galinhas: o guia completo

Quanto espaço é necessário para as galinhas: o guia completo
Wesley Wilson

Tal como as pessoas, as galinhas preferem ter algum espaço pessoal.

Gostam de se poder movimentar livremente e fazer o que querem, sem terem de passar por um galinheiro ou uma pista cheios de gente.

Como se sentiria se houvesse alguém atrás ou à sua frente em cada passo do caminho - frustrado, certo?

As galinhas ficam stressadas quando não têm espaço suficiente e isso cria alguns comportamentos bastante desagradáveis.

Portanto, o resultado final é o espaço pessoal é importante para as suas galinhas.

Continue a ler para saber como criar harmonia no seu bando, proporcionando-lhes a quantidade certa de espaço no galinheiro e no recinto...

Factores que influenciam a quantidade de espaço de que as galinhas necessitam

Tamanho

A primeira coisa a que deve prestar atenção é o tamanho das suas galinhas.

Os bantams necessitam de menos espaço do que as galinhas normais. É evidente que são mais pequenos, mas também gostam de voar alto, pelo que os poleiros mais altos são perfeitos para eles.

As galinhas de tamanho normal necessitam de mais espaço e os seus poleiros terão de estar um pouco mais baixos em relação ao chão.

As raças maiores (como as Jersey Giants ou as Brahmas) necessitam de muito espaço para se movimentarem. Não tente poupar no espaço - especialmente se as suas aves não vão andar à solta.

Guia do espaço cooperativo:

  • Bantam: 2 pés quadrados cada.
  • Padrão: 4 pés quadrados cada.
  • Grande: 8 pés quadrados cada.

Temperamento

Este fator particular é vital para a harmonia do seu rebanho.

O temperamento das suas galinhas ajudará ou dificultará a dinâmica do bando.

Por exemplo, um bando de Silkies é muito mais dócil do que um bando de Asils.

Os Silkies podem viver juntos como um bando em relativa paz, enquanto os Asils têm de ser cuidadosamente controlados, uma vez que podem e lutam entre si.

Se tiver várias raças e algumas forem demasiado agressivas, terá de lhes dar espaço e separá-las para o bem-estar de todo o bando.

Distrações

Se o seu bando não pode andar à solta, isso significa que passará todo o tempo no recinto.

Quanto mais distracções puder proporcionar durante a corrida menos espaço é um problema.

Pode utilizar montes de folhas, poleiros, blocos de rebanho, pinhatas de couve, fardos de feno e outros objectos semelhantes.

Além disso, é importante criar zonas onde se possam esconder e ficar sozinhos, se quiserem, para manter os níveis de stress baixos.

Broodiness

Se as galinhas forem conhecidas pela sua procriação (como as Orpingtons), isso terá impacto no número de caixas de nidificação necessárias.

As suas outras galinhas precisam de um lugar para que a postura possa continuar sem interrupções se um par de galinhas decidir sentar-se.

As galinhas que não têm acesso a uma caixa de nidificação quando querem pôr os ovos, põem-nos em qualquer sítio, o que dá origem a ovos partidos ou sujos.

Tempo

O clima local também terá um certo impacto nas necessidades de espaço.

Se viver numa zona onde as aves podem andar à solta durante todo o ano, pode optar por uma gaiola um pouco mais pequena, mas se viver num clima onde as aves vão passar uma boa parte dos meses de inverno fechadas, talvez seja melhor dar-lhes um pouco mais de espaço.

Os longos e aborrecidos meses de inverno podem dar origem a travessuras no galinheiro, por isso dê-lhes bastante espaço.

De quanto espaço precisam as galinhas?

Tamanho do bando Tamanho do galinheiro Espaço mínimo de funcionamento
6 padrão 24 pés quadrados 48 pés quadrados
12 padrão 48 pés quadrados 96 pés quadrados
18 padrão 72 pés quadrados 144 pés quadrados
6 bantams 12 pés quadrados 30 pés quadrados
12 bantams 24 pés quadrados 60 pés quadrados
18 bantams 36 pés quadrados 90 pés quadrados

Tamanho do galinheiro

Veja também: 11 raças de galinhas perfeitas para quintais pequenos

Os bantams precisam de menos espaço no galinheiro - cada um precisará de 2 pés quadrados de espaço no galinheiro.

Como já referimos, as galinhas gostam de voar para cima, pelo que os poleiros mais altos as deixarão muito contentes. Os poleiros para os bantams devem ter cerca de 15 cm de espaço para cada galinha. Algumas não gostam de se sentar ao lado umas das outras, pelo que um pouco mais de espaço é sempre melhor.

As caixas de nidificação para galinhas devem ter cerca de 10 centímetros quadrados - isto permite espaço suficiente para uma ave e não para duas.

As necessidades de espaço para galinhas de tamanho normal podem variar em função da raça exacta.

As galinhas de tamanho mais pequeno, como as Appenzellers, as Fayoumis e as Leghorns, podem dispor de 1 metro quadrado de espaço no galinheiro, desde que tenham acesso ao exterior. As galinhas de tamanho maior, como as Dominique, as Faverolles ou as Australorp, necessitam de 1 metro quadrado de espaço no galinheiro.

No galinheiro, as galinhas não devem ter menos de 3 metros quadrados por galinha.

As barras de poleiro devem ter cerca de 8 polegadas por galinha e a caixa de nidificação normal de 12x12 polegadas funcionará bem.

Raças extra grandes Estas aves são muito grandes, pelo que tudo tem de ser muito maior para elas.

Nos poleiros, cada um deve ter um pé de espaço.

Quanto às caixas de nidificação, devem ter 12 polegadas de profundidade, 14 polegadas de largura e 12 polegadas de altura

Mais uma vez, uma caixa para cada três galinhas funciona bem.

Tamanho da corrida

Tamanho da raça Espaço de execução
Bantam 5 pés quadrados por galinha
Padrão 8 pés quadrados por galinha
Grande 15 pés quadrados por galinha

O recinto deve ser bem concebido e fornecer tudo o que uma galinha precisa.

Os bantams precisam de 1,5 metros quadrados de espaço por galinha. São fáceis de cuidar, pois adoram voar - uma série de poleiros altos, passadiços e plataformas mantê-los-ão ocupados durante muito tempo.

Cada galinha de tamanho normal precisa de pelo menos 8 pés quadrados no recinto. Assim, terão muito espaço para passear.

Finalmente, as raparigas e os rapazes extra-grandes precisam de um mínimo de 15 metros quadrados numa pista. Embora possam não ser rápidos, gostam de ter espaço suficiente e coisas para os manter ocupados.

Para além de vários poleiros de alturas diferentes, a área de repouso deve incluir os seguintes elementos para o bando:

  • Uma zona de banho de poeira onde possam tomar um bom banho de poeira com os seus amigos. Tente fazer com que esta zona seja suficientemente grande para que três aves possam desfrutar dela ao mesmo tempo. Se for ao ar livre, tente colocar algum tipo de cobertura sobre a zona para que não se molhe durante uma chuvada.
  • Os montes de folhas velhas, ocasionalmente reabastecidos, dar-lhes-ão algo para remexer em busca de insectos e outros petiscos saborosos. Os fardos de feno servem o mesmo propósito e também proporcionam uma área de repouso para eles.
  • As zonas cobertas ou tranquilas são igualmente importantes, pois permitem que uma galinha que talvez queira cinco minutos de paz possa sentar-se sozinha.
  • Espalhe periodicamente sementes ou milho no recinto, o que os encorajará a coçar e a debicar à procura de bocados, além de ajudar a evitar que as unhas dos pés e os bicos fiquem demasiado compridos.
  • O repolho pode ser pendurado como uma pinhata para eles bicarem, mas não se esqueça de o pendurar um pouco mais alto do que a cabeça deles, para que tenham de saltar um pouco.

Tudo isto contribuirá para o seu bem-estar físico e mental.

O que acontece se não houver espaço suficiente?

Se as galinhas estiverem sobrelotadas no seu galinheiro ou no seu recinto, as coisas podem ficar feias muito rapidamente. Os problemas mais comuns de sobrelotação podem ser encontrados abaixo:

Veja também: Ovos com gema dupla explicados: porque é que acontecem e muito mais...

Bullying

Quando as galinhas estão amontoadas, ficam stressadas e começam a agir sob a forma de bullying. As duas piores partes desta situação são o arrancar de penas e as bicadas.

A depenagem de penas é exatamente o que parece: as aves mais dominantes arrancam as penas das galinhas mais baixas e, se as galinhas dominantes se juntarem, pode ser uma experiência aterradora para a galinha que está a ser depenada.

A bicada é a mesma coisa: eles bicam uma galinha mais baixa até que ela comece a sangrar e o sangue agrava a situação.

As galinhas foram bicadas até à morte devido à sobrelotação.

Questões de saúde

O próximo problema de sobrelotação que pode ocorrer são os problemas de saúde.

Em galinheiros muito pequenos podem sentar-se, deitar-se ou ficar de pé na sua própria sujidade porque, como sabemos, as galinhas fazem cocó em qualquer lado e em qualquer lugar.

As condições de sujidade podem conduzir a uma série de problemas e doenças.

A água de beber contaminada pode levar a uma variedade de problemas de saúde bacterianos, protozoários e virais. Pode tentar utilizar um bebedouro automático para manter a água de beber limpa.

Além disso, as galinhas bicam tudo, incluindo o cocó. Se os excrementos tiverem sido deixados por aí durante algum tempo, são a incubadora perfeita para muitos vectores de doenças, tais como as moscas. O cocó e as moscas podem levar a que as galinhas ataquem o seu traseiro.

As galinhas que têm patas com penas são especialmente propensas a que o cocó se acumule nas penas das patas - isto pode endurecer e causar bolas de cocó entre os dedos dos pés, o que é doloroso e pode levar a infecções.

Parasitas

A sobrelotação é o ambiente perfeito para a ocorrência de pragas de piolhos e ácaros.

O contacto próximo facilita a reprodução destas pragas até que o galinheiro esteja literalmente cheio delas. O que normalmente é visto como um incómodo pode tornar-se uma história de terror se houver demasiadas galinhas confinadas num espaço pequeno.

Os ácaros são especialmente debilitantes, pois bebem o sangue da ave, causando anemia.

Questões de colocação

Se não existirem caixas de nidificação suficientes, as galinhas põem ovos em qualquer sítio onde encontrem espaço.

Uma vez que as galinhas comecem a comer ovos, pode ser muito difícil impedi-las de o fazer, pelo que é melhor prevenir do que remediar.

Certifique-se de que têm caixas de nidificação suficientes!

Dicas para criar galinhas com menos espaço

Então, concluímos que não vale a pena poupar espaço para si ou para as suas galinhas, mas como manter as galinhas numa área pequena?

Bantams.

Com os bantams, pode construir o galinheiro tanto na vertical como na horizontal. Um par de andares num galinheiro de bantams dar-lhes-á muito espaço extra.

Outra opção é reduzir o número de galinhas que tem.

É preciso ser realista.

Se o seu quintal pode suportar três galinhas, então compre apenas três galinhas - não compre 10 e espere pelo melhor. Se realmente não tem espaço, fale com os habitantes locais e veja se eles estariam dispostos a alugar-lhe uma pequena porção de terra onde possa colocar um galinheiro.

Finalmente, algumas pessoas mantêm as suas galinhas em casa - isso pode ser feito com algumas aves e um planeamento cuidadoso.

De quanto espaço necessitam as galinhas para serem consideradas criadas ao ar livre?

A área livre é definida como "acesso ao exterior" da zona em que são mantidos.

Infelizmente, no caso das galinhas comerciais, a maior parte das aves destes galinheiros nunca vêem a luz do dia ou ciscam na terra.

No entanto, as galinhas de quintal vivem num ambiente comparativamente mais natural do que estas aves criadas na indústria.

Não existe uma norma definida para a quantidade de espaço livre que os animais devem ter e todos os números recomendados relativamente ao espaço disponível são apenas isso: recomendações.

Felizmente, a maioria dos proprietários de pequenos bandos preocupa-se realmente com as suas galinhas e dá-lhes espaço suficiente não só para desfrutarem, mas também para se desenvolverem.

Em última análise cabe ao detentor decidir o que é e o que não é um campo livre.

Criar o seu rebanho num pasto tem, no entanto, alguns inconvenientes.

Em primeiro lugar, para evitar que uma área se transforme numa confusão estéril, lamacenta e suja, é preciso ter uma área suficiente para que isso não aconteça ou praticar a pastagem rotativa.

O pastoreio rotativo parece muito sofisticado, mas significa simplesmente que as galinhas são deslocadas para evitar que o solo seja limpo.

Tenho cerca de 40 galinhas e não as faço rodar, mas elas têm à sua disposição cerca de 4 hectares e ainda não conseguiram destruir a erva.

A segunda advertência é certificar-se de que não podem vaguear para a estrada ou para os quintais dos vizinhos - isto é para sua segurança e proteção. À luz dos actuais casos de roubo de galinhas, recomendamos que todos os galinheiros sejam trancados de forma segura durante a noite.

Resumo

A conclusão mais importante a retirar é que o espaço adequado para as suas aves é essencial para que estas possam dar o seu melhor.

Podem ser criaturas de rebanho, mas continuam a gostar da capacidade de fazer as suas próprias coisas se quiserem.

Mantê-los em gaiolas apertadas não é o ideal.

Cuide das suas galinhas e elas cuidarão de si.

Há muito a dizer sobre a natureza simbiótica da nossa relação com os animais.

Quanto espaço têm as suas galinhas? Diga-nos na secção de comentários abaixo...




Wesley Wilson
Wesley Wilson
Jeremy Cruz é um autor experiente e defensor apaixonado de práticas agrícolas sustentáveis. Com um profundo amor pelos animais e um interesse particular por aves, Jeremy se dedicou a educar e inspirar outras pessoas por meio de seu popular blog, Raising Healthy Domestic Chickens.Autoproclamado entusiasta de galinhas de quintal, a jornada de Jeremy para criar galinhas domésticas saudáveis ​​começou anos atrás, quando ele adotou seu primeiro rebanho. Diante dos desafios de manter seu bem-estar e garantir sua saúde ideal, ele embarcou em um processo de aprendizado contínuo que moldou sua experiência em cuidados com aves.Com experiência em agricultura e uma compreensão íntima dos benefícios da apropriação original, o blog de Jeremy serve como um recurso abrangente para criadores de galinhas novatos e experientes. Desde nutrição adequada e design de gaiolas até remédios naturais e prevenção de doenças, seus artigos perspicazes oferecem conselhos práticos e orientação especializada para ajudar os proprietários de rebanhos a criar galinhas felizes, resilientes e prósperas.Por meio de seu estilo de escrita envolvente e capacidade de destilar tópicos complexos em informações acessíveis, Jeremy conquistou seguidores leais de leitores entusiasmados que recorrem a seu blog para obter conselhos confiáveis. Comprometido com a sustentabilidade e as práticas orgânicas, ele frequentemente explora a interseção da agricultura ética e da criação de frangos, incentivando seuspúblico a estar atento ao seu ambiente e ao bem-estar de seus companheiros de penas.Quando não está cuidando de seus próprios amigos emplumados ou imerso na escrita, Jeremy pode ser encontrado defendendo o bem-estar animal e promovendo métodos agrícolas sustentáveis ​​em sua comunidade local. Como um palestrante talentoso, ele participa ativamente de workshops e seminários, compartilhando seu conhecimento e inspirando outras pessoas a abraçar as alegrias e recompensas de criar galinhas domésticas saudáveis.A dedicação de Jeremy ao cuidado de aves, seu vasto conhecimento e seu desejo autêntico de ajudar os outros fazem dele uma voz confiável no mundo da criação de galinhas de quintal. Com seu blog, Raising Healthy Domestic Chickens, ele continua a capacitar indivíduos a embarcar em suas próprias jornadas gratificantes de agricultura sustentável e humana.