Índice
Quando os dias se tornam mais longos e luminosos e as temperaturas começam a subir, o bando começa a sentir a atração da época de acasalamento.
Mas como é que as galinhas acasalam?
A maior parte de nós não pensa na forma como as galinhas acasalam, porque o faria?
Mesmo que esteja a criar algumas galinhas no quintal, há algumas coisas que é útil saber.
Neste artigo vamos explicar como é que as galinhas acasalam, seguindo o processo de acasalamento do início ao fim...
Comportamentos de corte e acasalamento
Os comportamentos de cortejo e acasalamento são motivados por hormonas.
Os níveis hormonais aumentam nas aves à medida que a luz do dia se torna mais disponível durante a primavera.
É durante este período que as galinhas procuram o galo escolhido.
O que é que o escolhido se perguntarem - em que é que ele é diferente dos outros?
O galo chefe ou alfa será o líder da matilha. É provável que seja o maior, que tenha as melhores penas e que o seu pente e barbilhões sejam os mais vermelhos.
É também o melhor provedor e protetor do rebanho.
Surpreendentemente, as galinhas têm tudo isto em consideração, afinal de contas, a sobrevivência é o nome do jogo e os pintos precisam dos melhores genes para um início de vida fantástico. Os machos mais jovens podem competir pelo lugar de topo e o vencedor tornar-se-á (ou manter-se-á) líder até ser derrotado.
Quando a época de acasalamento começa, o galo entra em ação - o acasalamento torna-se a sua ocupação e obsessão.
Na natureza, a sobrevivência pode ser uma questão de números, pelo que quanto mais descendentes um galo produzir, mais hipóteses tem o bando de sobreviver.
O seu pico de potência é de manhã cedo e à noite (mas, se puder, acasalará durante todo o dia). Há registos de galos que acasalam até 30 vezes por dia.
Para tentar impressionar as mulheres, ele faz um petisco - É aqui que o galo encontra uma guloseima saborosa e chama as galinhas para a inspeccionarem.
Ele vai tuk tuk O comportamento de abanar a cabeça é considerado um estratagema para atrair a atenção para os seus barbilhões e pente. Se a galinha gostar do que ele encontrou, comerá.
Embora estes comportamentos possam não conduzir diretamente ao acasalamento nessa altura, a galinha lembrar-se-á.
Os galos começarão a ficar um pouco mais activos e as galinhas começarão a tornar-se mais receptivas aos seus avanços.
Tal como na nossa espécie, os frangos machos gostam de impressionar as mulheres. cavalheiro é recordado pelas galinhas e a probabilidade de acasalarem com ele aumenta.
Quando tiver selecionado a fêmea escolhida, fará uma pequena dança cortês à volta dela para mostrar o seu interesse. Pode ser rejeitado várias vezes com algumas galinhas, mas quando estiver em ação não há como pará-lo.
Os galos secundários também tentam acasalar com as galinhas do bando, mas são constantemente perseguidos pelas galinhas e podem ocorrer batalhas. No entanto, as investigações revelam que alguns deles conseguem acasalar com as galinhas ocasionalmente, utilizando tácticas silenciosas e desonestas.
Alguns galos oferecem falsas promessas - eles tuk tuk Normalmente, ela não quer saber de nada e as falsas promessas não são esquecidas!
Como é que as galinhas acasalam
O acasalamento das galinhas é, na melhor das hipóteses, precário e ver as suas galinhas a acasalar pode levar a alguns momentos muito engraçados.
Eles acasalarão quando estiverem prontos - não há dança de galo que os faça fazer o contrário.
De facto, algumas galinhas nunca se submeterão ao galo.
Quando estiver pronta, ela põe-se em posição de cócoras para sinalizar a sua submissão ao galo.
Veja também: Como transportar galinhas: o guia definitivoAs asas do galo estão ligeiramente abertas para os lados e a cabeça e o corpo estão mais baixos em relação ao chão. Esta posição ajuda o galo a manter o equilíbrio enquanto está pisar ela.
A anatomia de um galo é um pouco difícil para o pobre rapaz. Ele não tem um pénis, apenas uma pequena protuberância chamada papila que está localizada dentro da cloaca. Não há ato de penetração, em vez disso, dá-lhe o que se chama um beijo cloacal.
Depois de subir para as costas da galinha, deve posicionar-se cuidadosamente para que as suas cloacas se toquem - ela inclina-se para a frente enquanto ele se inclina ligeiramente para trás. Assim que as cloacas se tocam, a sua cloaca entrega o pacote de esperma à galinha cuja cloaca se virou para receber o pacote.
Ele vai-se embora, talvez cantando, ela abana-se e continua a fazer o que estava a fazer na altura - ahh, o romance!
Para compreender o que acontece a seguir vamos entrar na anatomia da galinha para podermos entender a viagem do esperma e a fertilização.
Este vídeo dá uma boa visão geral das partes do trato reprodutor da galinha e das funções dessas várias partes.
Uma vez que o galo tenha entregue o seu pacote de esperma, o esperma continuará a sua viagem pelo trato reprodutivo. Um pacote de esperma pode conter até 5 mil milhões de espermatozóides (se o galo estiver no seu pico).
Os espermatozóides têm um longo caminho a percorrer e terão de viajar até ao infundíbulo, o que corresponde a uma distância de cerca de 25 polegadas.
Nem todos os espermatozóides viajam até ao infundíbulo ao mesmo tempo.
Alguns serão armazenados em pequenos túbulos ou bolsas na vagina da galinha (este é o esperma de reserva e é viável durante 4-5 dias). As galinhas podem armazenar esperma de vários galos e também podem ejetar cerca de 80% do esperma de um galo se ela decidir que ele não é digno.
Problemas com o acasalamento
Galo não dominante: Se o galo não for dominante sobre a galinha, ela pode não querer acasalar com ele e pode recusá-lo completamente. Isto pode ser observado quando um galo novo e jovem é introduzido no bando. As galinhas mais velhas e mais dominantes vão enfrentá-lo e podem causar-lhe ferimentos. À medida que o seu galo jovem cresce e amadurece, este problema deve resolver-se por si próprio.
Penas e penugem: As aves que têm muita penugem na parte traseira podem causar problemas na inseminação. Por vezes é necessário aparar as penas à volta da cloaca para permitir um melhor acesso ao galo.
Obesidade: Todos nós gostamos de mimar as nossas galinhas, mas as galinhas obesas podem ter alguns problemas de fertilidade e de postura de ovos como resultado direto.
Tamanho: Por muito que ele tente, vai ter problemas em acasalar um macho bantam com uma galinha normal. É possível fazê-lo, mas requer paciência e persistência por parte do seu galo.
Lesões: Por vezes, um galo demasiado exuberante pode destruir as galinhas; neste caso, é melhor substituí-lo.
Cuidados a ter com as galinhas feridas
As galinhas podem ficar feridas devido a:
Veja também: Maneiras fáceis de quebrar uma galinha choca (a lista completa)- Acasalamento excessivo.
- Galos inexperientes.
- Ou galos com esporas compridas.
O excesso de acasalamento pode ser resolvido facilmente. Retire a galinha dos recintos de acasalamento e deixe-a recuperar durante pelo menos algumas semanas.
Depois de acasalarem, deve verificar se a galinha tem alguma ferida aberta que precise de ser tratada. Se tiver feridas abertas para tratar, utilize Neosporin simples As feridas grandes devem ser avaliadas por um veterinário, pois podem ser necessários antibióticos mais fortes e pontos.
As galinhas podem usá-las enquanto o galo está a acasalar com elas - isso poupa-lhes o desgaste das penas e da pele. Certifique-se apenas de que verifica a sela todos os dias. A sela torna as costas quentes e convidativas a piolhos e ácaros, por isso verifique com frequência!
Por último, os galos com esporas compridas devem ser aparados antes do início da época de acasalamento, o que evitará alguns dos danos frequentemente observados.
Perguntas mais frequentes
Como fazer com que as galinhas e os galos acasalem?
De um modo geral, os galos raramente precisam de ser encorajados a acasalar. Se tiver aves específicas que queira que acasalem, coloque-as juntas num recinto e dê-lhes tempo.
As galinhas precisam de um galo para pôr ovos?
Não.
As galinhas põem ovos sem um galo.
Com que frequência é que as galinhas acasalam?
Na época de acasalamento, um galo pode acasalar várias vezes por dia (entre 10-30 vezes por dia). Esperemos que não seja a mesma pobre galinha!
O que é a reprodução selectiva?
A reprodução selectiva é aquela em que apenas as melhores versões da raça são reproduzidas, com o objetivo de melhorar a postura de ovos, a carne ou a aparência da ave. A reprodução selectiva nos tempos passados deu-nos todas as nossas queridas raças, incluindo Orpingtons, Rhode Island Reds e Silkies.
Resumo
Quando cria as suas galinhas, a sua maior preocupação deve ser o bem-estar das suas galinhas.
Certifique-se de que as suas galinhas não são excessivamente acasaladas durante a estação.
Se procura raças ativamente chocadeiras, raças como os Silkies e os Cochins sentam-se de bom grado sobre os ovos de qualquer ave para os chocar.
Esperamos que isto tenha sido útil para lhe explicar algumas coisas sobre o processo de acasalamento.
Se ainda tiver alguma dúvida, diga-nos na secção de comentários abaixo... Vai criar as suas galinhas este ano?