Índice
As galinhas do quintal precisam de água fresca e limpa durante todo o ano.
A água não só os ajuda a manterem-se saudáveis, como também significa que continuam a fornecer-lhe um fluxo regular de ovos frescos.
Durante os dias de inverno rigoroso, os bebedouros congelam frequentemente e as suas galinhas não conseguem bicar através da espessa camada de gelo.
Veja também: A muda das galinhas: quando, quanto tempo, guia de cuidados e muito mais...É necessário impedir que a água das galinhas congele.
Os que têm eletricidade perto do galinheiro têm mais facilidade, pois podem utilizar aquecedores de água eléctricos. Mas nem todos os galinheiros de quintal têm eletricidade, por isso, o que se deve fazer?
É aqui que as nossas dicas são úteis!
Em seguida, partilhamos as 10 melhores formas de evitar que a água do frango congele...
As 10 melhores formas de evitar que a água do frango congele
Antes de entrar nos métodos e truques para evitar que a água das galinhas congele nos meses mais frios, é importante saber que o bebedouro deve ser sempre mantido fora do galinheiro.
Isto é especialmente verdade no inverno.
Manter o bebedouro no exterior ajudará a manter o galinheiro limpo e seco, o que reduz o crescimento de bactérias e ajuda a manter o seu bando saudável.
1. tubos de borracha preta
Uma das formas mais fáceis de evitar que a água das galinhas congele é utilizar um recipiente de borracha preta para o seu bebedouro.
O preto absorve naturalmente o calor do sol melhor do que qualquer outra cor, enquanto a borracha retém o calor durante mais tempo. Estes dois factores combinados ajudam a retardar o processo de congelamento da água do seu bando.
Colocar a banheira de borracha preta num local ensolarado também ajuda.
Como dica adicional, tente colocar a banheira de borracha numa superfície escura Isto também ajudará o regador a absorver o calor do sol.
Se a água continuar a congelar, tente encher o interior de um pneu velho com material isolante, como esferovite, e coloque o tubo de borracha no centro antes de o encher com água.
O calor do sol será absorvido tanto pelo pneu preto como pelo seu regador de borracha.
É importante notar que os bebedouros de metal galvanizado congelam muito rapidamente e congelarão a água das suas galinhas assim que o metal arrefecer. A pequena área de superfície destes bebedouros também não ajuda. Mudar de um bebedouro tradicional de metal para uma banheira de borracha preta é uma forma segura de manter a água não congelada durante mais tempo.
2. bolas de pingue-pongue
Nos dias especialmente frios, pode tentar usar algumas bolas de pingue-pongue.
Algumas bolas de pingue-pongue deixadas a flutuar à superfície da água do seu frango agitará a superfície da água o suficiente para evitar a formação de gelo O mais pequeno movimento, quer seja uma brisa fresca ou as suas galinhas a beberem um copo, perturbará as bolas e mantê-las-á em movimento.
É provável que as suas galinhas também bicam curiosamente as bolas de pingue-pongue, o que ajuda a agitar a superfície da água e aumenta o tempo necessário para que a água congele.
Certifique-se apenas de que o seu bebedouro não está colocado num local abrigado.
Para que este método funcione, é necessário que as bolas de pingue-pongue estejam em movimento.
3. garrafas de água salgada
Adicionar uma garrafa de água cheia de água salgada é outra óptima forma de evitar que o abastecimento de água do seu rebanho no quintal congele.
A água salgada tem um ponto de congelação muito mais baixo do que a água doce. Por este motivo, colocar uma garrafa de água salgada no bebedouro das galinhas ajudará a abrandar o tempo que a água demora a congelar.
Para fazer a sua própria garrafa de água salgada, utilize uma garrafa de refrigerante normal e encha-a com água e ¼ de chávena de sal de mesa normal. Tal como o método da bola de pingue-pongue, este método retardará o processo de congelação Não se esqueça de que, eventualmente, terá de mudar a água ou partir o gelo.
É importante referir aqui que não se adiciona sal à água das galinhas, pois a intoxicação por sal é muito perigosa.
4. construir uma estufa
A criação de um solário ou de uma estufa é uma forma eficaz de evitar que a água das galinhas congele.
Este método é mais para os entusiastas da criação de galinhas no quintal.
Pode utilizar plástico de estufa ou plexiglass, mas as janelas velhas também servem muito bem.
A sua pequena estufa ampliará os raios solares e, em pouco tempo, verá a temperatura desta área aumentar significativamente em comparação com a área circundante.
Em seguida, basta colocar o regador no interior da estufa.
Como bónus adicional, este método evita muito do vento que normalmente passaria por cima das suas galinhas.
Experimente combinar este método com a opção da cuba de borracha preta e veja o tempo que a água das suas galinhas demora a congelar aumentar significativamente.
5. bebedouro aquecido
Se tiver eletricidade perto do seu galinheiro, considere a possibilidade de utilizar um bebedouro aquecido para galinhas.
Podem aumentar bastante a conta da eletricidade, mas cabe-lhe a si decidir se está disposto a dar prioridade à comodidade em detrimento do custo.
A maior parte dos bebedouros aquecidos para galinhas utilizam um termóstato e ligam-se quando as temperaturas atingem valores próximos de zero.
Os mais baratos tendem a funcionar permanentemente e mantêm a água das galinhas a uma temperatura constante.
Existem também tigelas de água aquecidas eléctricas menos avançadas tecnicamente, muitas vezes anunciadas como tigelas de água para cães. Esta é também uma forma barata e segura de manter a água das suas galinhas a uma temperatura constante acima de zero.
Se decidir utilizar um bebedouro aquecido, lembre-se de o manter fora do galinheiro, especialmente à noite, para evitar incêndios.
Não se preocupe com o facto de as suas galinhas ficarem sem água durante a noite, pois elas não terão problemas durante a noite sem uma fonte de água.
6. usar bebedouros maiores
Outra forma simples de evitar que a água das galinhas congele é mudar o tamanho do bebedouro.
Água guardada em recipientes maiores demorará mais tempo a congelar A água dos bebedouros profundos demora mais tempo a congelar do que a água dos bebedouros pouco profundos.
Embora os bebedouros maiores sejam mais caros, também significam que não é necessário reabastecer a água com tanta frequência.
Como regra geral, o seu bebedouro deve ter aproximadamente a mesma altura que o ombro da sua galinha mais pequena, o que significa que todas as galinhas podem ter acesso à água e também evita que a sujidade entre.
Combinando os métodos acima referidos da bola de pingue-pongue e/ou da garrafa de água salgada com um bebedouro maior, pode aumentar enormemente o tempo que a água das suas galinhas demora a congelar.
7. quebrar o gelo
Embora as galinhas sejam capazes de quebrar o gelo fino por si próprias, o gelo pode tornar-se demasiado espesso para que as galinhas o possam picar por vezes.
Isto não é saudável porque o seu rebanho não terá água.
É aí que entra em ação para ajudar.
É necessário quebrar o gelo que se formou na superfície, o que pode ser feito com um martelo. Remover os pedaços maiores de gelo que acabou de quebrar ajudará a evitar que a água restante volte a congelar rapidamente.
8. utilizar água a ferver
Pense em ferver uma panela com água e adicionar a água quente aos bebedouros congelados algumas vezes por dia, para descongelar a fina camada superficial de gelo que se possa ter formado.
É importante que a água no interior do bebedouro não esteja demasiado quente. Não só a água a ferver pode derreter a borracha, como também não quer queimar nenhuma das suas galinhas por acidente.
Uma vez adicionada a água a ferver, deve misturá-la com a água gelada para evitar que isso aconteça.
Utilize qualquer utensílio disponível para misturar e combinar a água a ferver e a água gelada. Uma vez misturada, deve estar morna a quente, no máximo.
Pode testar a temperatura com a sua mão, mas tenha cuidado para não se queimar no processo.
9. base do bebedouro aquecido
As bases aquecidas funcionam da mesma forma que os bebedouros aquecidos.
A melhor parte das bases de bebedouros aquecidas é que não precisa de trocar o seu bebedouro tradicional de metal por algo de borracha ou plástico.
A maioria das bases aquecidas vem com um termóstato que liga o aquecedor quando a temperatura desce abaixo de zero. Basta colocar a base do bebedouro aquecido por baixo do bebedouro atual e ligá-lo. Embora as bases de água aquecida sejam mais caras, são muito práticas.
Não se esqueça de deixar a base do bebedouro aquecido no exterior do galinheiro, em cima de cimento ou pedra e longe das aparas.
Veja também: Quanto custa manter galinhas? O guia completo10. manter alguns patos
Pode parecer rebuscado, mas a introdução de patos no seu quintal ajudará a evitar que a água congele.
Os seus patos brincarão e nadarão na água durante todo o dia o que impedirá o congelamento Não se preocupe se os seus patos tiverem muito frio, pois têm penas para os manter quentes. As suas galinhas também podem suportar temperaturas negativas.
Tudo o que precisa é de um bebedouro suficientemente grande para que os patos possam nadar nele.
Sim, isto significa que a água das suas galinhas ficará cheia de detritos e de alimentos nos segundos seguintes à sua introdução nos patos. No entanto, isto não perturbará muito as suas galinhas e elas continuarão a beber a água.
Resumo
Determinar o método correto para impedir que a água das galinhas congele é um processo de tentativa e erro.
Embora algumas opções necessitem de eletricidade, há muitas que não necessitam. É tudo uma questão de preferência e compromisso e, em última análise, o que funciona melhor para o seu bando.
Esperamos que a nossa extensa lista o tenha ajudado a descobrir qual o método mais adequado para si.
Como proprietário de um bando no quintal, é o único responsável pelos cuidados e pelo bem-estar das suas galinhas e isso pode, por vezes, significar ir mais longe para garantir que elas são bem tratadas nos meses rigorosos de inverno!
Como é que evita que a água das suas galinhas congele? Diga-nos na secção de comentários abaixo...